Revoltas e conspirações escravas no Brasil: escravidão e invenção da liberdade

Seminário discute as revoltas e conspirações escravas no Brasil
 
As formas de resistência e rebeliões realizadas por quem não aceitava passivamente a escravidão no Brasil serão discutidas no seminário “Revoltas e conspirações escravas no Brasil: escravidão e invenção da liberdade”, que será realizado no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), no bairro Dois de Julho, em Salvador, no dia 5 de dezembro de 2025. O evento é promovido pela linha de pesquisa Escravidão e Invenção da Liberdade, do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Bahia. A programação conta com duas mesas de discussão e o lançamento de três novos livros sobre os temas. O evento é aberto à comunidade e não é necessário realizar inscrição prévia.
Às 10h, as historiadoras Wlamyra Albuquerque (UFBA) e Lisa Castilho (pesquisadora independente) apresentarão os resultados das suas novas descobertas sobre as vidas do abolicionista baiano Luiz Gama e de sua mãe, Luisa Mahin. Trata-se de uma pesquisa com documentos inéditos descobertos no Arquivo Público do Estado da Bahia e que modifica o que se sabia sobre as origens familiares de Gama e sua relação com a escravidão no Brasil. Junto com elas, o professor Caio Paião (UEFS) tratará sobre a questão racial e o associativismo entre marinheiros de Manaus.
Pela tarde, às 14h, o professor Marcos Ferreira Andrade (UFSJ) apresentará sua pesquisa sobre a revolta de escravizados de Carrancas, em Minas Gerais, e o professor Thiago Leitão de Araújo (Unicamp) falará sobre as conspirações escravas do Rio do Prata e a abolição do tráfico de escravos no Brasil. Em seguida, às 16h30, Caio Paião, Marcos Andrade e Thiago Araújo irão lançar os seus livros, publicados em 2025, que tratam sobre os temas abordados em suas falas.
O coordenador da linha de pesquisa, professor Ricardo Batista (UFBA), enfatiza que o evento tem como objetivo promover diálogos com a sociedade, os movimentos sociais negros, estudantes e pesquisadores. “Os temas explorados são de grande importância para a sociedade brasileira como um todo. Os pesquisadores irão tratar sobre novas descobertas sobre esse período que marcou e ainda marca, de outras maneiras, a sociedade brasileira”, enfatiza. As pessoas participantes do evento receberão certificado de participação.
 
O que: Seminário “Revoltas e conspirações escravas no Brasil: escravidão e invenção da liberdade”
Onde: Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), no bairro Dois de Julho, em Salvador
Quando: dia 5 de dezembro de 2025, das 10h às 17h30.